Ousadia em Lazer e Esportes

Andradina a um passo de habilitar futebol profissional com aval da FPF e CBF

Andradina a um passo de habilitar futebol profissional com aval da FPF e CBF

by 25 de agosto de 2017

Andradina
Secom/Prefeitura

 

A cidade de Andradina esta próxima de quebrar mais um tabu e voltar a ter um time profissional de futebol.

Em reunião agendada pelo Governo de Andradina com a presidência da FPF (Federação Paulista de Futebol), realizada nesta segunda-feira (21), ficou aberta a possibilidade real de a cidade voltar a disputar campeonatos profissionais.

O encontro com o presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, com a participação do ex-jogador da seleção brasileira e campeão mundial, Mauro Silva, atual vice-presidente de integração com atletas da federação, foi liderado pela prefeita Tamiko Inoue, junto com o assessor de assuntos estratégicos ex-prefeito, Jamil Ono, o secretário municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Manoel Messias da Silva, e o assessor jurídico, Antônio Sérgio da Fonseca Filho.

“Para a nossa população, a reativação do futebol profissional traz enormes benefícios, incluindo a questão social da formação de atletas, já que um time no município traz força às categorias de base a partir dos 11 anos, fomentando a prática esportiva e levando os jovens a bons hábitos”, comentou Tamiko.

O interesse de investir em um time profissional em Andradina partiu do empresário Nei Giron, que na reunião esteve acompanhado de Izabel Cristina Giron. O empresário é presidente do Atlético Esportivo Araçatuba e está disposto a transferir definitivamente o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e o time criando no município o Andradina Esporte Clube.

Foi justamente a abertura de uma janela de transferências com descontos e parcelamento no valor o principal ponto de pauta da reunião. A participação política do Governo de Andradina  está sendo fundamental para o andamento do processo.

“O presidente da FPF se comprometeu em trabalhar para a abertura de um prazo para que times da Série B possam migrar de cidade, que é onde se encaixa a situação de Andradina”, explicou Jamil destacando os elogios feitos por Reinaldo Carneiro ao estádio municipal “Evandro Brembatti Calvoso”, que receberá vistorias para adequar as exigências da FPF e da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) conforme o Estatuto do Torcedor.

A abertura da janela junto a CBF, órgão dirigente máximo do futebol no Brasil que tem à frente o presidente Marco Polo Del Nero, também tem importantes apoios como a dos deputados federais Vicente Cândido (PT) e Orlando Silva (PCdoB), que já foi ministro do Esporte, que estão a favor da iniciativa desde o início.

O campeão mundial, Mauro Silva participou integralmente da reunião, sustentando a iniciativa de Andradina em ter um time profissional, além de abrir as portas para a participação de cursos de treinadores e profissionais ligados às categorias de base do município.

O secretário de Esportes, Messias explica que um trabalho iniciado na gestão do ex-prefeito Jamil Ono e continuado através de Tamiko é o que possibilita agora Andradina voltar a ter no “Príncipe da Noroeste” jogos profissionais.

“Foi um resgate do estádio que estava adormecido. Desde a iluminação, passando pela reforma da parte estrutural e culminando na realização dos Jogos Regionais. Essas melhorias quantitativas e qualitativas possibilitam neste momento que os amantes do esporte possam voltar a vibrar com grandes partidas neste que um dos principais palcos do futebol no interior paulista”.

Nei Giron ressalta que enxergou em Andradina a oportunidade de investir em um time profissional, porque além da estrutura que oferece, está recebendo o apoio do Governo Municipal, sendo uma cidade que revelou diversos craques e tem uma população apaixonada pelo futebol.